sábado, 23 de outubro de 2010

São Januário: patrimônio histórico.




Estudando historia, achei um trecho interessante que fala um pouco do estádio do nosso querido VASCO DA GAMA.

Vejamos como foi importante para a construção do Brasil que temos hoje o Club de Regatas Vasco da Gama.

“Se você não sabia, aprenda que o Estádio do Vasco da Gama está localizado na Rua São Januário, no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro.”
“Até a construção do Estádio do Maracanã, São Januário constituía estádio com maior capacidade de lotação. Por isso, era em São Januário que o Estado Novo realizava importantes comemorações no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador, usualmente chamado de Dia do Trabalho. Através dos sindicatos, dominados pelos pelegos (denominação pejorativa aplicada aos dirigentes sindicais cuja atuação representa mais dos interesses do Estado e dos Patrões), o governo distribuía ingressos, dando aos seus portadores o direito de assistir a um dos maiores clássicos do futebol carioca: o Fla x Flu.”
“Você não desconhece que essas palavras são formas reduzidas dos populares Flamengo e Fluminense. O campo do Vasco lotava, pois os ingressos permitiam entrar no estádio sem pagar. Mas, antes do jogo começar, os alto-falantes retransmitiam palavras do Presidente Vargas. E sabe como o discurso invariavelmente começava? Com as palavras seguintes: ‘Trabalhadores do Brasil!’”
 (A EUROPA E AS AMÉRICAS NOS SÉCULOS XIX E XX)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Deixando a política de lado: Filosofia...


Fugindo um pouco da política, vou escrever sobre filosofia, que é uma de minhas paixões.

O texto é uma reflexão bem singela sobre uma questão que muitas vezes causa desconforto e discussão entre pessoas, o gosto.

Aprendamos, a partir desta reflexão, a respeitar o gosto e as visões de outras pessoas.


Por que gosto não se discute?

John Locke

Apresentação: Inglês, viveu entre 1632 e 1704. Seu livro mais importante chama-se Um ensaio sobre o entendimento humano, de 1690 (58 anos). O livro possui dois eixos. Uma se pergunta de onde os homens tiram os seus pensamentos e as suas noções. Outra pergunta se podemos confiar no que nossos sentidos nos dizem.

Vou me concentrar na reflexão da segunda parte.

Vamos lá, Locke diz que há diferença entre aquilo que ele chama de qualidades sensoriais “primárias” e “secundárias”.

Locke entende por “qualidades sensoriais primárias”, tamanho, peso, forma, movimento, temperatura. Ou seja, aquilo que não pode ser discutido. Estas são absolutamente objetivas. Ninguém discute se uma moeda é quadrada ou redonda. Olhamos e percebemos que a moeda é redonda.

No entanto, há também as “qualidades sensoriais secundárias”. Estas impressões, como o cheiro, a cor, o gosto, ou os sons, por exemplo, não reproduzem uma característica presente nas coisas em si. Elas imprimem apenas, o que as características exteriores exercem sobre os nossos sentidos. Estas, portanto, são subjetivas.

Nós, portanto, podemos estar de acordo com as “qualidades primárias”, mas as secundárias podem variar de pessoa para pessoa, de animal para animal. Por exemplo, a maioria das pessoas olha um limão e diz que ele é verde, mas uma pessoa com daltonismo não saberá identificar aquela cor.

É comum que duas pessoas discordem se a comida estava boa ou ruim. Quando estou almoçando, por exemplo, e digo que o bife esta gostoso, muitas vezes minha mãe diz que não esta. Na verdade nenhum de nós está certo ou errado. Cada um esta manifestando o efeito que o sabor do bife causou sobre o os sentidos.

Concluindo, percebemos o quanto somos arrogantes ao fazer afirmações do tipo “que coisa ruim” ou “que troço horrível”, na verdade as coisas são como são. Nós apenas temos a impressão do que aquilo causa em nós.  



terça-feira, 19 de outubro de 2010

So pra descontrair...rsrs


A verdadeira historia do candidato Jose Serra... rsrs
PS.: assistam antes que o TSE tire o vídeo do ar.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Fofoca" da Dilma no Jornal Nacional



Esta entrevista só veio confirmar o que eu já havia escrito anteriormente. A candidata, respondendo as perguntas dos entrevistadores, abordou três assuntos apenas: Aborto, Caso Erenice Guerra e acusou o Serra falando do Caso Paulo Preto.

Pergunto à imprensa e ao eleitor: a presidência da republica é o cargo mais importante desta nação, e será eleito por 4 (quatro) anos. É só isso que vocês querem saber sobre o futuro presidente do Brasil?

Vejamos como foi divido o tempo.
 Dos 11min32seg de entrevista, 6min40seg(57% do tempo) foram usados para falar somente sobre o aborto. A candidata esclareceu alguns pontos sobre a sua visão do assunto. Disse que era contra o aborto. No entanto, mais de 3 milhões de mulheres fazem aborto anualmente, que elas não podem ser negligenciadas e que o objetivo dela era cuidar dessas mulheres. E finalizando o assunto, ela concluiu que não iria mudar a legislação que já prevê aborto em alguns casos.
Foram destinados 3min21seg(29%) a responder sobre o Caso Erenice. Sobre este assunto ela confirmou que a sua ex-assessora cometeu um erro, e que a atitude do seu governo era de investigar e punir. Ela aproveitou, também, para expor o caso Paulo Preto à população. Sem dizer claramente qual era a acusação feita a Paulo Vieira, ela disse que o PSDB não investiga nada, e só acoberta.
O restante da entrevista ela respondeu sobre as afirmações feitas por Ciro Gomes, de que o Serra seria mais preparado para presidente, e que o PMDB, partido do vice, era um ajuntamento de bandidos. “Entendia, inclusive, que naquele momento ele estivesse magoado pela circunstância que levou ele a não ser candidato” disse a candidata Dilma sobre o assunto.
Nas considerações finais ela fez jus ao nível da entrevista dizendo que faz parte do governo que fez o Brasil pagar a divida externa e ser respeitado no exterior.

Lembrando que o tempo descrito é o de resposta.

Curiosidade:
O preço de uma propaganda de 30 segundos durante o Jornal Nacional custa, em média, 200 mil reais. Se a entrevista durou 10 minutos pode-se dizer, portanto, que o valor dela foi 40.000.000,000 (quarenta milhões) de reais.


Como eleitor, estou buscando propostas da Dilma, não sei o que ela pensa da saúde, da educação muito menos, economia... xihh...


Como ja foi comentado, o grande culpado dessa campanha terrivel dos candidatos é a imprensa sensacionalista que só busca notícias para vender mais.

domingo, 17 de outubro de 2010

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Plano Real - 17 anos


Para quem não lembra ou não viu. Aí esta no anuncio do Plano Real feito pela TV Globo no final de 1993. O Plano veio para mudar para sempre a economia e a vida dos brasileiros.

E bom lembrarmos os nomes de quem ajudou a construir a nossa economia estável como ela é hoje.




Propostas concretas

Serra critica a política de distribuição de remédios contra a AIDS e defende a quebra de patentes


O candidato destacou a necessidade de o governo estimular o aumento da produção nacional de medicamentos como forma de barateá-los e garantir o abastecimento. Para Serra, o governo federal deve, inclusive, quando necessário, recorrer à quebra de patentes sempre que um laboratório produtor se negar a reduzir o preço de remédios considerados vitais ao tratamento de doenças dispendiosas.
De acordo com o tucano, ex-ministro da Saúde e do Planejamento do governo Fernando Henrique Cardoso, a simples ameaça aos laboratórios, às vezes, é suficiente para permitir a negociação e a redução dos preços. “Há vários medicamentos muito importantes para a saúde e cuja distribuição pelo SUS é dificultada pelos preços elevados. Temos que olhar isto, fazer um estudo criterioso e, sem dúvida nenhuma, quebrar as patentes nos casos em que isso se justificar”, disse o candidato a jornalistas que acompanhavam o encontro.

E bom saber a visão de um candidato sobre alguns assuntos: a questão do remédio é muito interessante. Pelo seguinte motivo: o governo gasta bilhões em compra de remédios (sem falar sobre a corrupção nas licitações) para distribuir à população e, mesmo assim, falta remédio na rede de farmácias populares.
 A quebra das patentes, no caso de remédios vitais como os utilizados no tratamento da AIDS, irá beneficiar não só a população, que poderá comprar também o remédio nas farmácias e com preço menor, mas também o governo que gastará menos.

Lembrando que o governo não deixará de distribuir. Apenas deixará os remédios mais acessíveis a população

Sensus mostra empate técnico na corrida presidencial.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Pesquisa Sensus divulgada nesta quinta (14) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Dilma Rousseff (PT) com 52,3% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 47,7%. Para se chegar aos votos válidos são excluídos os eleitores que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos.

O levantamento foi realizado entre 11 e 13 de outubro e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de número 35.560/2010. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em votos totais (que incluem os brancos, nulos e os indecisos), Dilma tem 46,8% e Serra 42,7%. Neste cenário, os candidatos estariam empatados tecnicamente no limite da margem de erro. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo foram 4% e os que não souberam ou não responderam foram 6,6%.

A pesquisa mostra que a rejeição a Dilma é de 35,4%. No levantamento de setembro, era de 32,6%. No caso de Serra, era de 40,2% e agora é de 37,5%.


Tenho lido pela internet especulações a respeito do aumento da rejeição da Dilma sua consequente queda nas pesquisas. Muitas pessoas colocam esse aumento na rejeição na conta da postura autoritária que a Dilma tem tomado neste segundo turno. E alguns na conta dos escândalos da Casa Civil.

Eu acredito que a falta de simpatia da candidata petista é a principal causa da sua queda, no segundo turno ela esta tendo a oportunidade de aparecer mais. E falemos a verdade, quanto mais ela aparece, mais ela faz campanha para o Serra. Ela definitivamente não convence ninguém.


Os 52,3% que ainda votam nela são os que acreditam no Lula. E tentam tabelar o voto, votando na Dilma querendo votar no Lula.


Vou aproveitar e dar uma breve opinião sobre essa popularidade do Lula.

O Lula não criou muito de novo no Brasil. Ele continuou com políticas econômicas iniciadas no governo FHC e conquistou a população através de políticas assistencialistas.
Mas, o melhor do Lula, o que faz dele diferente de todos os outros é a facilidade que ele tem de se comunicar. Tudo o que ele faz, ele leva ao entendimento de todos os brasileiros. Isso também criou um falso entendimento na população de que só ele que fez.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Na eleição só se fala em abortos e privatizações. Economia e reformas "ninguem sabe ninguem viu"

Nesta eleição os candidatos se esqueceram completamente de propostas concretas. A economia sequer é citada nos programas eleitorais. O que temos é somente ataque de uns para os outros sobre temas pertinentes, como aborto e privatização, que eu, como eleitor, já estou cansado de ouvir falar.

O Dólar chega ao valor de R$ 1,66. Quem conhece o mínimo de economia, como eu, sabe o prejuízo que isso pode causar pra indústria nacional. Afinal, com o dólar nesse preço fica mais barato importar produtos estrangeiros, e os  nacionais perdem a sua competitividade. Deixar isso acontecer é arriscar demais. E nenhum candidato fala sobre o assunto.

Outro assunto que não se fala é das reformas políticas. Eu sou defensor de uma reforma política já nas próximas eleições. E  tenho certeza que os dois candidatos querem mudar o quadro partidário e o sistema eleitoral. No entanto, mudanças, como o voto distrital, são apenas faladas pelos cantos. Os candidatos não apresentam nada.

Além desses, existem também outros assuntos que estão esquecidos: a reforma agrária séria, que o Brasil precisa faz tempo; modernização da rede urbana nacional, a nossa sempre foi e permanece obsoleta; questões de energia entre outros.

Os candidatos apenas tentam moldar o senso comum das pessoas. Há pouco conteúdo nas propagandas. Apenas o que todo mundo já esta cansado de ouvir.

O Serra, do PSDB, ainda mostra alguma vontade de falar de assuntos como economia: “ o Brasil fabricava 1 bilhão de pares de calçados. Neste ano a produção vai diminuir. E o que é pior, estamos importando 100 milhões de pares. Quer dizer o Brasil acaba ajudando a criar empregos, mas na China, não aqui.”

  Essa é minha primeira eleição e para mim, ela já está perdendo a graça. Já não consigo tirar minhas conclusões sobre a diferença dos candidatos. No debate, por exemplo, a candidata Dilma tira uma conclusão e com sua autoridade afirma: “ESTA É A DIFERENÇA ENTRE EU E ELE”.

Deveria haver duas propagandas políticas, uma para a maioria dos brasileiros que possuem senso comum e outras para um grupo menor que possuem imparcialidade e senso crítico. Esta, livre de acusações e baixarias.

ENEM - Simulado tenso

  Acabo de chegar da escola. Hoje fiz um simulado do ENEM. Nossa foi tenso, 90 questões objetivas nas áreas: ciências humanas e da natureza, amanha serão mais 90 e ainda redação.
  O maior problema das questões do ENEM são os textos, a prova exige uma leitura intensa. Todas as questões do simulado tinham um texto, ou no enunciado ou mesmo nas alternativas. Isso torna a prova super cansativa. Mas essa é a proposta né? Selecionar o aluno que sabe ler bem. Tem aluno experto que pula o texto e vai direto às alternativas, no entanto, nem sempre isso é válido pois, arrisco dizer que mais da metade das questões, tem a resposta nos enunciado.
  A complexidade de alguns textos tambem complicam a vida de nos alunos.
  Sei la, mas acho que o mais importante e manter a calma, deixar a ansiedade de lado e se concentrar na prova. Ler com bastante atenção observando até os detalhes. Não precisa ser grande conhecedor da matéria pra se dar bem no ENEM, mais importante e saber ler.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Que eu seja bem vindo

  Bom, como vou começar?? Sei la, estou me sentindo meio solitário neste blog. Não há ninguem para conversar. Parece que estou num quarto fechado, frio, claro e sozinho falando na frente de uma máquina...
  Enfim, chega de devaneios tolos. Neste blog falarei um pouco sobre pensamentos, opinioes, críticas e informaçoes que tenho da vida. As vezes transcreverei alguma redação da escola.
Agora vou dormir. Vou precisar de tempo pra meu cerebro se acostumar com isso tudo.