segunda-feira, 11 de abril de 2011

Igualdade Intelectual


“Quem não lê só sabe o que os outros lhe contam”, diz o adágio popular. De fato, a desinformação das pessoas causada pela falta de leitura gera na sociedade uma enorme segregação intelectual, pois uns poucos detêm o conhecimento e a grande massa é apenas influenciada pelas mídias e guiada pelo senso comum.
O homem que lê - seja livro, revista, jornal - não só se destaca pela sua cultura, mas também adquire liberdade, visto que a alienação informacional é como uma cadeia eu prende o homem. Segundo Platão, em sua alegoria da caverna, os homens vêem tudo como que por sobras e somente a filosofia (amizade pelo saber) pode fazê-lo enxergar o mundo como realmente é. E, embora, o filósofo tenha vivido a milhares de anos, a vida não é diferente hoje: somente com o conhecimento o homem pode ter visões próprias do mundo.
Além disso, com uma sociedade de leitores, os benefícios serão evidentes e em curto prazo. Os políticos serão escolhidos com mais critério, bem como a atitude das pessoas em relação as outras e ao meio ambiente será com mais educação, logo isso se traduzirá em uma sociedade mais harmônica e bem administrada.
É importante, portanto, a dedicação de mais tempo a leitura pela população, para eu a falta de informação não seja objeto de segregação e que o povo tenha mais senso crítico ao receber informações e ao tomar decisões.