quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sensus mostra empate técnico na corrida presidencial.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Pesquisa Sensus divulgada nesta quinta (14) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Dilma Rousseff (PT) com 52,3% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 47,7%. Para se chegar aos votos válidos são excluídos os eleitores que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos.

O levantamento foi realizado entre 11 e 13 de outubro e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de número 35.560/2010. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em votos totais (que incluem os brancos, nulos e os indecisos), Dilma tem 46,8% e Serra 42,7%. Neste cenário, os candidatos estariam empatados tecnicamente no limite da margem de erro. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo foram 4% e os que não souberam ou não responderam foram 6,6%.

A pesquisa mostra que a rejeição a Dilma é de 35,4%. No levantamento de setembro, era de 32,6%. No caso de Serra, era de 40,2% e agora é de 37,5%.


Tenho lido pela internet especulações a respeito do aumento da rejeição da Dilma sua consequente queda nas pesquisas. Muitas pessoas colocam esse aumento na rejeição na conta da postura autoritária que a Dilma tem tomado neste segundo turno. E alguns na conta dos escândalos da Casa Civil.

Eu acredito que a falta de simpatia da candidata petista é a principal causa da sua queda, no segundo turno ela esta tendo a oportunidade de aparecer mais. E falemos a verdade, quanto mais ela aparece, mais ela faz campanha para o Serra. Ela definitivamente não convence ninguém.


Os 52,3% que ainda votam nela são os que acreditam no Lula. E tentam tabelar o voto, votando na Dilma querendo votar no Lula.


Vou aproveitar e dar uma breve opinião sobre essa popularidade do Lula.

O Lula não criou muito de novo no Brasil. Ele continuou com políticas econômicas iniciadas no governo FHC e conquistou a população através de políticas assistencialistas.
Mas, o melhor do Lula, o que faz dele diferente de todos os outros é a facilidade que ele tem de se comunicar. Tudo o que ele faz, ele leva ao entendimento de todos os brasileiros. Isso também criou um falso entendimento na população de que só ele que fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário