Pesquisa Sensus divulgada nesta quinta (14) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Dilma Rousseff (PT) com 52,3% dos votos válidos e José Serra (PSDB) com 47,7%. Para se chegar aos votos válidos são excluídos os eleitores que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos.
O levantamento foi realizado entre 11 e 13 de outubro e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de número 35.560/2010. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em votos totais (que incluem os brancos, nulos e os indecisos), Dilma tem 46,8% e Serra 42,7%. Neste cenário, os candidatos estariam empatados tecnicamente no limite da margem de erro. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo foram 4% e os que não souberam ou não responderam foram 6,6%.
Tenho lido pela internet especulações a respeito do aumento da rejeição da Dilma sua consequente queda nas pesquisas. Muitas pessoas colocam esse aumento na rejeição na conta da postura autoritária que a Dilma tem tomado neste segundo turno. E alguns na conta dos escândalos da Casa Civil.
Eu acredito que a falta de simpatia da candidata petista é a principal causa da sua queda, no segundo turno ela esta tendo a oportunidade de aparecer mais. E falemos a verdade, quanto mais ela aparece, mais ela faz campanha para o Serra. Ela definitivamente não convence ninguém.
Os 52,3% que ainda votam nela são os que acreditam no Lula. E tentam tabelar o voto, votando na Dilma querendo votar no Lula.
Vou aproveitar e dar uma breve opinião sobre essa popularidade do Lula.
O Lula não criou muito de novo no Brasil. Ele continuou com políticas econômicas iniciadas no governo FHC e conquistou a população através de políticas assistencialistas.
Mas, o melhor do Lula, o que faz dele diferente de todos os outros é a facilidade que ele tem de se comunicar. Tudo o que ele faz, ele leva ao entendimento de todos os brasileiros. Isso também criou um falso entendimento na população de que só ele que fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário