sábado, 23 de outubro de 2010

São Januário: patrimônio histórico.




Estudando historia, achei um trecho interessante que fala um pouco do estádio do nosso querido VASCO DA GAMA.

Vejamos como foi importante para a construção do Brasil que temos hoje o Club de Regatas Vasco da Gama.

“Se você não sabia, aprenda que o Estádio do Vasco da Gama está localizado na Rua São Januário, no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro.”
“Até a construção do Estádio do Maracanã, São Januário constituía estádio com maior capacidade de lotação. Por isso, era em São Januário que o Estado Novo realizava importantes comemorações no dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador, usualmente chamado de Dia do Trabalho. Através dos sindicatos, dominados pelos pelegos (denominação pejorativa aplicada aos dirigentes sindicais cuja atuação representa mais dos interesses do Estado e dos Patrões), o governo distribuía ingressos, dando aos seus portadores o direito de assistir a um dos maiores clássicos do futebol carioca: o Fla x Flu.”
“Você não desconhece que essas palavras são formas reduzidas dos populares Flamengo e Fluminense. O campo do Vasco lotava, pois os ingressos permitiam entrar no estádio sem pagar. Mas, antes do jogo começar, os alto-falantes retransmitiam palavras do Presidente Vargas. E sabe como o discurso invariavelmente começava? Com as palavras seguintes: ‘Trabalhadores do Brasil!’”
 (A EUROPA E AS AMÉRICAS NOS SÉCULOS XIX E XX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário